sábado, 13 de março de 2010

A atuação do Design no projeto de Interfaces de Projeção Interativa direcionada a educação

Nos últimos anos, a sociedade tem despertado para uma consciência social buscando soluções para problemas como a desigualdade, poluição, violência e outros aspectos relacionados ao desenvolvimento desordenado, quanto às questões ambientais e humanas. Dentro deste novo contexto social, vivemos um momento em que o volume da necessidade de transmitir e receber informações, demanda meios pertinentes à comunicação, cada vez mais eficientes e modernos, para relacionar o cognitivo, o figurativo e o sentimento. Preece et. al. (2005) chama a atenção para o fato de que muitos produtos que requerem interação dos usuários, para a realização de suas tarefas – comprar produtos pela internet, fotocopiar um texto ou gravar um programa de TV, não foram necessariamente projetados tendo o usuário em mente, mas pura e simplesmente para realizar determinadas funções.

O designer tem adquirido um papel importante na materialização de idéias que possibilitem mudanças sociais, pois tem como ferramenta de comunicação visual, a adaptação e aplicação das mais variadas mídias, sejam elas impressas, digitais, audiovisuais ou virtuais. Entretanto, esse contexto só se faz possível por conta da evolução das mídias, hoje disponíveis, que aliadas aos recursos adotados pelo designer, favorece a criação de soluções que privilegiam a atuação do usuário e a valorização da informação, apoiados nos princípios de usabilidade de que trata Paschoarelli (2007) e da ergonomia (Iida, 2005; Moraes e Mont’Alvão, 2000; Paccola, 2007), que dão caráter de projeto centrado no usuário, como destaca Preece et. al. (2005).

A tecnologia já é parte do processo educacional, como elemento fundamental para fomentar, dinamizar, compartilhar e disseminar o conhecimento. Qualquer programa que demande recursos multimídia, e que queira atingir sua meta, deve focar, sobretudo, as necessidades presentes no processo de ensino-aprendizagem, sob o ponto de vista dos professores e dos alunos. Numa reflexão sobre a teoria do processo de aprendizagem piagetiana, Ferreira et. al. (2006) esclarece que “[...] O sujeito, ao agir sobre o objeto, assume o papel principal do processo de aprendizagem. O conhecimento que o sujeito vai construindo a respeito da realidade se origina e desenvolve na interação com os objetos”. (FERREIRA et. al., 2006, p. 5). Por isso, em projetos dessa natureza devem ser considerados fatores pertinentes ao usuário como, idades, base cultural e sócio-econômica, interesses e experiências, níveis de educação, além de suas características psicofísicas.

Outro aspecto importante na teoria piagetiana apontado por Ferreira et. al. (2006) “[...] é o conceito de cooperação, que compreende a possibilidade de realização de ações conjuntas entre indivíduos para a construção de um objetivo comum. A “cooperação consiste ela mesma em um sistema de operações” (Piaget, 1973, p. 103) o que equivale a dizer que as ações dos sujeitos sobre os objetos (interações sujeito-objeto) e de um indivíduo com o outro (interações sujeito-sujeito) se constituem em sistemas nos quais os aspectos lógicos e sociais são inseparáveis. Para Piaget, o conhecimento é resultado de uma interação entre sujeito e objeto (objeto que compreende o meio físico e social), interação que acontece por força da ação do sujeito; quando o meio desafia ou pressiona é ainda a ação do sujeito que responde; e tal resposta deixará marcas no sujeito”. (FERREIRA et. al., 2006, p. 5).

Dessa forma fica claro que uma interface interativa, para fins de aprendizagem, vai favorecer ao dinamismo desse processo, posto que esta será inserida num contexto de relações onde a interação já se encontra como um fator intrínseco e natural. Por conta disso, tal fato gera como conseqüência um crescente número de iniciativas pertinentes á elaboração de projetos didáticos instrucionais, por meio do design, que considera o conceito “ser humano” em comunhão com meios de interatividade e aprendizado.

Esta novo penamento fortalece a compreensão do Design Social (SILVA, 2001) aliado ao Design de interação, visto que contribui efetivamente para projetos de inclusão educacionais, que contemplam as camadas sociais de forma abragente, particularmente aquelas localizadas nas regiões de difícil acesso.

Os sites abaixo trazem informações e vídeos sobre sistemas de projeção interativa aplicados principalmente nas áreas publicitárias e coporativas.

www.kauel.com

escoladoocio.blogspot.com/2009/07/como-seria-se-uma-casa-sonhasse

Inovação e interatividade na exposição‘Pixel Park: SuperUber Arte e Tecnologia’









3 comentários:

  1. Sileide e Susy, não tinha idéia de como o designer é importante na evolução das mídias! Muito legal o texto!
    Bjs, Lu

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  2. Sileide e Susy, parabéns pelo blog. Sugiro colocar intertítulos nos textos.

    Li um livro bacana e lembrei de vocês, colegas que trabalham com web design. Chama-se a Estética dos Labirintos, da Lúcia Leão. Essa artista e pesquisadora da PUC é uma pesquisadora de labirintos. Por isso, ando atrás dela. Sou um labirinto, a vida é labirinto, o pensamento´é labirinto, a internet é o maios dos labirintos.

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  3. Sileide e Susy, adorei o post! Também gostaria de acrescentar uma área que acho que informa muito o processo de design, que é a etnografia. Este é um artigo que mostra como usar a etnografia para entender melhor como é a interação dos alunos com o professor e outros alunos num ambiente de ensino híbrido:

    http://www.editlib.org/d/30704/_30704.pdf

    -juliana

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